domingo, 21 de agosto de 2016

Relato da expedição BTTArouca Lisboa Sagres Lagos 2016


Parque das Nações

Belém, ferry para a Trafaria, Costa da Caparica, Fonte da Telha, São Loureço, Aldeia Grande, Apostiça, Arrábida, Setúbal, ferry para Troia, Comporta, Arrozais, Carvalhal, Pinheiro da Cruz, Melides, Costa de Santo André - dormida da 1ª noite
Aldeia de Brescos, Santo André, Sines, São Torpe, Porto Covo, Forte do Pessegueiro, Praia do Queimado, Praia do Malhão, Vila Nova de Mil Fontes, Almograve, Cabo Sardão, Porto das Barcas, Zambujeira do Mar, Praia do Carvalhal, Brejão, Asseiceira, Azenha do Mar, Praia de Odeceixe, Rogil, Praia da Amoreira, Aljezur - dormida da 2º noite.
Carrapateira, Praia do Amado, Praia da Cordoama, Praia Castelejo, Vila do Vispo, Cabo de São Vivente, Fortaleza Beliche, Forte de Sagres, Sagres, final da expedição. Depois de almoço retomamos o percurso até Lagos penando pelo trilho da ecovia, Praia da Baleeira, Praia do Barranco, Praia do Zavial, Praia da Salema, Praia da Luz e terminamos esta viagem em Lagos depois de quase 380km em 3 dias a partir de Lisboa mais propriamente Parque das Nações.
 

O projeto Arouca-Sagres em BTT pela Costa teve o seu inicio em 2015. Nesse ano terminamos em Lisboa, sem nenhuma avaria, muita areia e algum acumulado de subida, tendo corrido tudo muito bem. A Travessia foi concluída por três elementos, totalizando quase 800km de Arouca a Lagos.
Já na primeira fase tínhamos feito uma travessia fluvial em São Jacinto. Desta vez fizemos duas, uma no Rio Tejo e outra no Rio Sado. A presença do oceano Atlântico foi uma constante, e a existência de muita areia dificultou um pouco a progressão.
Para quem pensa que pedalar para Sul é sempre a descer desengane-se pois  além dos inúmeros bancos de areia, a dificuldade da passagem da Praia do Amado tivemos meia dúzia de longas subidas: Chegada ao rio Odeceixe; subida ao Castelo de Aljezur; visita á Praia da Barriga e longa subida em alcatrão na saída da Praia de Cordoama. Até a chegada a Lagos pela Ecovia do Algarve foi das zonas mais quentes onde houve tanto de beleza como dureza para o descanso final da expedição. Foi um objetivo cumprido de logística complicado mas superada pelos três betetistas Arouquenses.

Museu do Arroz "de Pato" na Comporta
Chegada a Sagres

Podes ver mais fotos do 1º dia Lisboa - Santo André aqui...
Podes ver mais fotos do 2º dia Santo André - Aljezur aqui... 
Podes ver mais fotos do 3º dia Aljezur - Sagres - Lagos aqui...

Sem comentários: