terça-feira, 18 de novembro de 2014

Filmes da 1ª Rota da Castanha - XII Passeio de S. Martinho 2015


1ª Rota da Castanha - XII Passeio de S. Martinho Organização da Secção de BTT do Intercaima Bike

A Secção de BTT do Intercaima Bike realizou no passado dia 9 de Novembro o seu já tradicional Passeio S. Martinho este ano em moldes diferentes 1ª Rota da Castanha competitiva.
O Grupo BTTArouca e demais grupos Arouquenses não faltaram ou convite feito pelos colegas de BTT de Vale de Cambra Intercaima Bike.


O percurso deu a conhecer a todos os participantes um pouco do vasto território do sopé do Vale de Cambra e a Aldeia de Portugal (Trebilhadouro onde é possível antever tradições e costumes de outros tempos. A aldeia mantém a traça de um espaço que durante séculos se dedicou à agricultura. Esta paisagem agrícola e florestal ainda hoje é marcante na aldeia da freguesia de Rôge, em Vale de Cambra. Há décadas desabitada, toda a aldeia mantém a tradicional da casa rural portuguesa em pedra granítica, material que se estende aos caminhos. Percorra-os sem pressas! As eiras e os canastros que abundam pela aldeia fora lembram outros tempos em que se viviam intensamente as desfolhadas, ao som de cantorias, concertinas e violas; a matança do porco ou as vindimas. Também o espírito comunitário está patente em equipamentos como o tanque público e a fonte. Perdido nas encostas da serra da Freita, o local é rodeado pela serra do Trebilhadouro e o Alto do Galinheiro, de onde se avista o mar e a ria de Aveiro. Aqui nasce, também, um ribeiro que vai desaguar no rio Caima, e cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas.)     





Filme de Vale dos Duros


Filme de Hélder Rodrigues

Sem comentários: