sexta-feira, 5 de outubro de 2018

"Arouca Território Edificado" 6º etapa GPS EPIC Series 2018

500 épicos, dos mais diversos pontos do país, participaram na 6º etapa GPS EPIC Series 2018 realizada em Arouca e organizada pelo BTTArouca, Sportarc.BTT / BTTArouca e C.M.Arouca que decorreu no sábado da Feira das Colheitas, dia 29 de setembro de 2018.


Foram percorridos dois trajetos Épicos, Geo 40 km e Geo 70 km, ambos tiveram trajetos distintos mas com algumas passagens em comum, o rio Paivô e Paiva e a Aldeia da Paradinha, aldeia nomeada como “Aldeias de Portugal”. O trajeto maior denominado de Geo 70 “mirou” Arouca através do Miradouro “Detrelo da Malhada” no planalto da Serra da Freita, Aldeia de Cabreiros, Candal, Covelo de Paivô, Cabranca, Paradinha. Em Alvarenga alguns dos participantes degustaram o famoso bife antes da passagem pela Ponte Suspensa, na praia do Vau. Depois de apreciar os Passadiços do Paiva e de registar o momento com uma selfie, pedalaram em direção ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, Gamarão, Valinhas, para terminar no ponto de partida.


O percurso mais curto, o Geo 40, partiu em direção a Moldes, Ponte Telhe, seguiu para a Cabranca e Paradinha, passou na Praia fluvial do Areinho, Vilarinho, deslumbraram a Cascata das Aguieiras, os Passadiços e as obras da futura ponte transparente através de um dos miradouros, Juntaram-se ao outro grupo no Centro de Interpretação Geológica de Canelas, percorrendo os mesmos trilhos até ao final da prova.



Os comentários dos participantes, no final da prova e nos dias seguintes, nas redes sociais foram de satisfação pela organização, pelo trajeto delineado “tanto de dureza como de beleza” e pela assistência ao longo do percurso. Regressaram a casa com vontade de voltar.



O conceito do GPS EPIC Series baseia-se num projeto com objetivos de desenvolvimento da economia local através da valorização da sua riqueza histórica e património edificado, material e imaterial, sendo as bicicletas o meio de mobilidade utilizado por proporcionar um acesso amplo e sustentável.



A edição do GPS EPIC Series 2018 tem como tema a História e Região e as etapas este ano realizam-se nos concelhos de Penafiel, Oliveira do Hospital, Amares, Viana do Castelo, Vila Real, Monção, Arouca e Maia.



Sem comentários: