segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Sportarc.BTT / BTTArouca continua a sua presenta no circuito NGPS EPIC Series.

A Sportarc.BTT / BTTArouca continua a sua presenta no circuito NGPS EPIC Series.
Pedro Miguel - Fernando Santos - António Pinho - Mário Aleixo
Depois de as nossas cores estarem representadas em todas as etapas NGPS EPIC Series em 2016, o ano 2017 teve o mesmo começo e desta feita com 4 elementos António Pinho, Mario Aleixo, Fernando Santos e Pedro Miguel onde deslocaram-se a Miranda do Corvo. Um município com 126,38 km² de área e 13 098 habitantes (2011),subdividido em 4 freguesias. O território do concelho de Miranda do Corvo é atravessado pelo Rio Ceira, pelo Rio Dueça ou Corvo e pelo Rio Alheda.

A Serra da Lousã foi o palco desta etapa, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, formam o mais imponente dos alinhamentos montanhosos de Portugal a Cordilheira Central. A Serra da Lousã constitui a extremidade sudoeste desta cordilheira. Sendo fundamentalmente xistosa e pré-câmbrica, é portanto geologicamente muito antiga. Estas Serras fazem também a separação das bacias hidrográficas do Mondego e do Tejo. Apresenta declives abruptos para as terras quase planas . É profundamente sulcada pelas linhas de água, de que se destacam a Ribeira de Pena a norte, a Ribeira de S. João a noroeste, a Ribeira de Pera e a Ribeira de Alge a sul. A este sobressai a crista quartzítica dos Penedos de Góis. Mas o seu ponto mais elevado é o Alto do Trevim a 1204 m.
É uma serra que conjuga a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto onde integra a Rede Natura 2000.
O GPS EPIC Series é um conjunto de eventos, com um razoável grau de dificuldade, de orientação exclusiva por GPS, em autonomia total com o objectivo de dar a conhecer e promover a região, onde se realiza o evento, ou seja alia a prática do exercício físico ao turismo - BTT como forma de turismo activo.

O passeio. Teve cerca de 84 km de extensão e +/- 2600D+, respectivamente. Passou por locais pitorescos e emblemáticos como é o caso das Aldeias de Xisto e Serranas de Chiqueiro, Talasnal, Vaqueirinho, Catarredor, Candal, Gondramaz, Alto de Trevim e Santo António das Neves, entre outros. Os quatro participantes Arouquenses foram brindados por caminhos florestais, rurais e estradões, existindo algumas ligações a serem realizadas por estradas de montanha ou asfalto.
Inscrição de Sportarc no livro de honra 

Filme de: António Pinho NGPS EPIC Series etapa #1

Sem comentários: