terça-feira, 21 de junho de 2011

Caminho Português Santiago pela Costa BTTArouca

Caminho Português da Costa 10.11.12-06-2011





2011 foi o ano do Caminho Português da Costa, com uma distância de 277km e saída da cidade do Porto, com passagem pelo itinerário da antiga Estrada Real ou Estrada Velha de origem romana, passando por Custóias, Pedras Rubras e as ruas estreitas de paralelos, ladeadas por antigas mansões em Vila Nova de Telha, Vilar do Pinheiro, Santiago e Labruge. Continuando por Vila Chã, Mindelo, Vila do Conde e Esposende. O caminho está parcialmente sinalizado mas com algumas falhas entre Póvoa do Varzim e A Ver-o-Mar, assim optamos pela estrada velha, onde seguimos as setas amarelas por trilhos agrícolas em direcção a Apúlia até Esposende, onde paramos para almoçar. Depois seguimos em direcção a Viana do Castelo, descemos e atravessamos o Rio Neiva por uma ponte de Pedra e passamos pelo Mosteiro. Antes da chegada a Viana do Castelo, que nos recebeu em festa, transpusemos o rio Lima pela Ponte Eiffel. Após uma breve apreciação da festa Medieval em Viana, passamos pelo lugar de Areosa, com a sua Capela da Boa Viagem, por algumas igrejas e pelo conventos de S º João de Cabanas em Afife. Subimos ao Alto de Cividade e descemos para Âncora pela ponte medieval (Rio Âncora), passando pela Igreja do Calvário de Vilarinho em Vila Praia de Âncora.
Pelo trilho Marítimo pedalamos para a praia de Moledo e Caminha, última cidade portuguesa. A passagem para A Guarda, na outra margem do Rio Minho, foi feita descansadamente no ferry, faltando apenas 4 km para uma merecida chegada ao Albergue de Peregrinos.
No segundo dia percorremos os magníficos trilhos em direcção a Oia, Baiona, Nigrán, Vigo e fomos ao encontro do Caminho Português de Santiago em Redondela, onde tivemos a companhia de inúmeros grupos de BTT portugueses, e assim terminamos o segundo dia em Pontevedra.
O terceiro dia foi a chamada etapa de consagração. Depois do descanso em Pontevedra e um caminho repleto de peregrinos a pé e de bicicleta, as setas e as vieiras levaram-nos em direcção a Caldas de Reyes, seguindo por Padrón e chegada por fim a Santiago de Compostela.
Foram 3 dias bem passados, aliando o desporto à cultura e religiosidade dos Caminho de Santiago.




Saída da Sé no Porto




Monumento comemorativo do Caminho Português da Costa (Esposende)




Depois da travessia do Rio Milho de Ferry chegamos a A Guarda





Vista sobre a cidade de Vigo




Redondela foi onde juntamos com o Caminho Português de Santiago (Central)




Pode ver todas as fotos de: BTTArouca clicando na imagem a cima

1 comentário:

daraopedal disse...

Parabéns Camisão e Tózé. Aposto que deve ter sido muito bom. Tenhode fazer isso um dia.
Boas pedaladas