terça-feira, 6 de julho de 2010

Passeio BTTArouca São Macário 25 de Julho 2010

Dia 25 de Julho 2010 o grupo BTTArouca mais uma vez vai pedalar até ao Monte de São Macário onde está erguida a Capela em homenagem Macário com uma elevação de 1052 metros de altitude, no limite da freguesia de S. Martinho das Moitas, Serra da Arada, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu.
A saída está prevista pelas 8h00 das Portas do Milénio aberto a todos quantos queiram participar nesta romaria BTT em total autonomia.




NOTA: Se pretenderem almoçar no local da festa estajam munidos de alguns trocos.



Planificação do percurso Arouca – Cando – São Macário - Portal do Inferno – Arouca









Altimetria:
Arouca - S. Macário : 37Km / Acc 1739m
S. Macário - Arouca : 30Km / Acc 944m

TOTAL: 67km, um acumulado de subida de 2683m sendo 90% de asfalto.



Lendas e Mitos
Conta-se que Macário era um homem cuja profissão obrigava a prolongadas ausências de casa. Uma vez, depois de uma dessas ausências, ele regressou a casa mais cedo do que se esperava e encontrou um homem a dormir na sua cama. Julgando que a sua mulher o estava a trair e cego pelo ciúme, logo Macário matou o homem adormecido. Assim que consumou o crime, Macário verificou, horrorizado, que tinha acabado de assassinar o seu próprio pai, que a sua esposa tinha acolhido em sua casa durante a sua ausência. Para expiar tão grande pecado, Macário fez-se então eremita e foi viver para uma gruta, onde passou o resto da sua vida em jejuns e oração.”

“A lenda diz que, em tempos remotos, S. Macário terá matado uma serpente enorme que aterrorizava os povos da Pena e da região de Covas do Rio. A serpente escondia-se numa cova funda onde apenas saía para espalhar o terror e a morte naquela zona da serra.Aliviada com a morte do monstro, a população construiu uma capela no alto do monte em honra de S. Macário que, como eremita, viveu inicialmente na cova da serpente e mais tarde na capelinha que ficou com o seu nome.”

A pequena capela que se vê na fotografia acima foi construída no local da gruta onde hipoteticamente viveu São Macário. Esta capela foi alvo de uma disputa entre duas freguesias vizinhas, S. Martinho das Moitas e Sul, que reclamavam para si as esmolas deixadas pelos fiéis. Para a resolver, construiu-se, no ponto mais alto da serra, a poucas centenas de metros desta, uma outra capela, maior do que esta e abrigada dos ventos por um muro de pedra, a qual foi também dedicada ao Santo.Assim, cada freguesia ficou com a sua “Capela de São Macário” e a disputa ficou sanada. O interesse dos fiéis divide-se agora entre as duas capelas existentes.


Sem comentários: