O 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, ligou Faro ao Porto passando por Arouca este fim-de-semana de 3 a 5 de Junho, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal a 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, um desafio sem paralelo em todo o Mundo.
Com uma procissão que demorou toda a tarde de Sábado dia 5, à média de 6 motos por minuto, a caravana de 1250 mototuristas, em 1140 motos num total de 570 equipas – a que se juntou mais 44 organizadores em 27 motos e 16 motoclubes emboscados nos locais mais bonitos ou simplesmente estratégicos, do percurso entre Faro, Sintra e o Porto. Tudo para marcar os 20 pontos de passagem que garantia o cumprimento do percurso do 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, que troca as incaracterísticas auto-estradas pelas mais recônditas estradinhas secundárias.
Os viajantes que, a caminho da romântica vila de Sintra, tiveram tempo para apreciar a frescura matinal da algarvia serra do Caldeirão, com passagem pelas ribeiras de Vasconcilhos e Vascão, passando mais tarde por Cuba, terra de Cristóvão Colombo, e, pouco depois, em Santo Estêvão, Benavente. Controlos mirabolantes, pontes pênseis e caminhos rurais antecipam a novidade de passar o Rio Almansor rumando ao sintrense Património da Humanidade, através de verdadeiro carrossel nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Mafra e Sintra
Ao contrário do primeiro dia, que contempla essencialmente a travessia do Alentejo, a segunda etapa praticamente não tem rectas entre Sintra e Porto. Um menu com milhares de curvas ao longo dos 533 quilómetros até à Avenida dos Aliados, em trajecto feito em mais de 14 horas através das serras de Montejunto, Candeeiros, Lousã e Freita, três delas a serem percorridas pela primeira vez num Lés-a-Lés.
Pelo meio, ligações tortuosas como as 365 curvas de Arouca a Castelo de Paiva, locais fotogénicos como Azenhas do Mar e as aldeias da Freita ou monumentos históricos como o convento de Mafra ou castelo da Lousã. Um percurso exigente, este do 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, onde o conselho principal passa por rolar apenas com o colega de equipa, evitando grupos numerosos e aproveitando ao máximo o completo road-book fornecido pela organização. Com indicações sobre abastecimentos de combustível, paragens mais agradáveis, pontos turísticos, históricos, ambientais e etnográficas.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, ligou Faro ao Porto passando por Arouca
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário